Atividades

Fase 1 - Mapeamento e Diagnóstico

Identificação de pessoas com displasias ósseas nas regiões autónomas através de parcerias com hospitais regionais. Aplicação de questionários e realização de entrevistas para levantamento de necessidades específicas. Análise dos recursos de saúde disponíveis e identificação de barreiras de acesso. Mapeamento de potenciais parceiros locais.


Fase 2 - Capacitação e Formação

Desenvolvimento de materiais informativos adaptados à realidade insular. Realização de workshops de capacitação para doentes e familiares. Formação especializada para profissionais de saúde locais. Desenvolvimento da plataforma digital "PONTES".


Fase 3 - Implementação de Rede de Apoio

Criação de grupos de apoio locais em cada ilha principal. Desenvolvimento de guia de direitos e recursos. Estabelecimento de protocolos com entidades de saúde regionais. Organização de fórum regional sobre doenças raras.


Eventos no âmbito do Projeto PonteS:

...
1.º Encontro ANDO Açores | Terceira 28 Fevereiro

Evento integrado no Projeto PonteS, reunindo oradores dos Açores, Madeira e continente para partilha de conhecimento e boas práticas, com foco na realidade regional e destaque para os desafios da insularidade, para a experiência das pessoas com displasia óssea e dos profissionais que as acompanham.

Saiba mais


Voltar