Centros de Recursos para a Inclusão

Os Centros de recursos para a inclusão (CRI) são serviços especializados existentes na comunidade, acreditados pelo Ministério da Educação, que apoiam e intensificam a capacidade da escola na promoção do sucesso educativo de todos os alunos.

Destinatários e Objetivos

Os CRI destina-se a crianças e jovens, com necessidade de mobilização de medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, através da facilitação do acesso ao ensino, à formação, ao trabalho, ao lazer, à participação social e à vida autónoma.

Os CRI atuam numa lógica de trabalho de parceria pedagógica e de desenvolvimento com as escolas, prestando serviços especializados como facilitadores da implementação de políticas e de práticas de educação inclusiva.

Constituiu objetivo dos CRI apoiar a inclusão das crianças e alunos com necessidade de mobilização de medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, através da facilitação do acesso ao ensino, à formação, ao trabalho, ao lazer, à participação social e à vida autónoma, promovendo o máximo potencial de cada aluno, em parceria com as estruturas da comunidade.

Critérios de admissão

Compete às Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) dos Agrupamentos de Escolas e aos CRI efetuar a sinalização e avaliação de alunos/as a serem acompanhados por esta estrutura e a implementação das medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão.

Caracterização

Os técnicos dos CRI, enquanto elementos variáveis da equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva, colaboram no processo de identificação de medidas de suporte, no processo de transição para a vida pós-escolar, no desenvolvimento de acções de apoio à família/pessoa significativa e na prestação de apoios especializados nos contextos educativos.

Os apoios especializados prestados pelos CRI em contexto escolar têm como finalidade contribuir para a melhoria da funcionalidade dos/as alunos/as, com vista a otimizar a aprendizagens e a elevar os níveis de participação, contribuindo para que o/a aluno/a alcance os objetivos e competências curriculares estabelecidos.

Nesse sentido, estes apoios especializados destinam-se a reduzir ou eliminar as barreiras que se colocam à aprendizagem e à participação nos diferentes contextos educativos. O apoio ao desenvolvimento dos processos de transição para a vida pós-escolar constitui outra das grandes finalidades dos apoios especializados dos CRI.

Princípios Estruturantes

Serviço de retaguarda: prestação de um serviço de proximidade no apoio aos professores, famílias e outros profissionais e de uma intervenção centrada nos alunos e nos contextos; pretende capacitar as respostas da escola e das famílias/pessoas significativas, de forma a fomentar a participação das crianças e jovens com necessidades educativas em contexto escolar.

Coach: os/as técnicos/as do CRI como parceiros/as facilitadores/as através da partilha de informações, orientações, moldagem e modelagem da criança ou jovem e seus/as cuidadores/as, propostas de alterações ambientais, entre outros.

Contextos naturais: A abordagem é centrada no/a aluno/a e na interacção entre este/a e os ambientes/contextos nos quais participa, visando optimizar o seu potencial de aprendizagem e o seu desenvolvimento integral, promovendo a inclusão (escola - sala de aula, recreio, ginásio, refeitório, entre outros; comunidade – lojas, cafés, transportes, etc.).

Trabalho em Equipa: Sob um paradigma inclusivo que prevê a igualdade de oportunidades, preconiza-se o trabalho em equipa onde todos/as os/as intervenientes, na sua especificidade, se complementam de forma a desenvolver uma perspectiva holística do/a aluno/a e a delinear e implementar abordagens e metas comuns.

Habilitar a criança e jovem bem como os seus contextos.

 

 

REDE NACIONAL DE CENTROS DE RECURSOS PARA A INCLUSÃO (CRI)


abrir lista


PARTILHAR: