As crianças com displasias ósseas podem precisar de medidas de apoio na escola, dependendo da capacidade de cada uma. Estas medidas podem envolver, quando necessário, apoio à aprendizagem, apoio na inclusão (neste caso, direcionadas a toda a comunidade escolar), cuidados específicos de segurança na prática de atividade física ou, simplesmente, algumas adaptações básicas na escola (na sala de aula ou nas instalações sanitárias, por exemplo) que permitam o usufruto e utilização do espaço escolar como todas as crianças.
A carta modelo, que apresentamos em baixo, serve o objetivo de informar e esclarecer sobre o desenvolvimento e características específicas da saúde e segurança da criança com displasia óssea, principalmente em momentos de entrada em creche/escola ou mudança de escola. Os pais podem, deste modo, fazer chegar informação importante para a segurança e integração dos seus filhos à direção da escola, bem como aos professores, educadoras e auxiliares. Pode descarregar e preencher de acordo com a sua realidade e necessidades. Se necessitar do apoio da ANDO para construir uma carta de acordo com as necessidades do seu filho/a, contacte-nos.
A ANDO Portugal é a Associação Nacional de Displasias Ósseas e apoia pessoas com este tipo de condições raras e as suas famílias a vários níveis, incluindo ao nível educativo, estabelecendo contacto e promovendo sessões de esclarecimento sempre que solicitado.
O nosso site dispõe de vários recursos informativos direcionados para a consciencialização, integração e divulgação, como vídeos e livros.
Clique aqui para baixar a carta modelo.