Em Portugal, a legislação reconhece a importância da acessibilidade no transporte público e prevê um conjunto de benefícios e medidas de apoio destinados a reduzir barreiras físicas, económicas e sociais. Estes apoios visam promover a igualdade de oportunidades, assegurando que todas as pessoas possam deslocar-se com segurança, conforto e dignidade.
As pessoas com deficiência podem usufruir de benefícios nos transportes públicos e privados. Entre estes incluem-se descontos nas tarifas, bem como o acesso a serviços de transporte adaptado disponibilizados por autarquias ou entidades especializadas.
Esta página pretende informar sobre os apoios e benefícios atualmente em vigor, promover boas práticas de acessibilidade e mobilidade e reforçar o compromisso da ANDO Portugal com uma sociedade onde todos podem participar, sem exceções.
Quais os apoios existentes?
A 1 de janeiro de 2025 entrou em vigor o Circula PT, um novo título de transportes públicos. Tem como objetivo a disponibilização de um passe com descontos, face à tarifa de venda ao público, alargando o antigo Passe Social+ aos cidadãos com um grau de incapacidade igual ou superior a 60%, bastando apresentar o Cartão de Cidadão e o Atestado Médico de Incapacidade Multiuso.
Veja a lista de Municípios que concedem ao residentes o passe gratuitamente: