Casa

Adaptações em casa

As características físicas podem ter um grande impacto na vida das pessoas com displasias ósseas. Características como baixa ou extrema baixa estatura, membros superiores curtos, mãos pequenas, dedos muito curtos, alterações na coluna e dificuldade em levar or erger objetos pesados, podem limitar a mobilidade, acessibilidade, independência e a qualidade de vida das pessoas com displasias ósseas.

O mundo exterior está, na generalidade, projetado para as pessoas de altura média. E os espaços acessíveis, estão na sua maioria pensados para pessoas que se desloquem em cadeiras de rodas. Pode ler mais sobre este tema neste livro aqui. 

Em casa, o dia a dia num ambiente concebido para pessoas que medem em média mais 30 a 80 centímetros pode ser um desafio e requerer um esforço contínuo que pode afectar a saúde de pessoas com baixa estatura e membros curtos: dores articulares, dores musculares, problemas na coluna vertebral e lombar, etc. A adaptação dos espaços habitáveis pode prevenir a deterioração da saúde e atenuar as situações de inacessibilidade, conscientes que estas adaptações não existirão no espaço exterior e é importante em atenção a adaptabilidade dos espaços de forma a conseguir um equilíbrio entre o conforto e praticidade em casa, e a realidade menos acessível em outros espaços.

A concepção e escolha das modificações e adpatações dependerão também das necessidades de cada pessoa e de factores como se a pessoa é ou não proprietária da casa e se tem capacidade financeira para as fazer.

Apresentamos aqui um conjunto de produtos e ideias que podem ajudar a contornar as barreiras que uma pessoa com displasia óssea enfrenta todos os dias, quer se trate de um adulto ou de uma criança, proporcionando-lhe segurança, conforto e oportunidades iguais no seu desenvolvimento pessoal, profissional e social, e foco na sua independência e conforto:

 

Mobiliário Infantil

Por vezes a solução mais fácil, o mobiliário para crianças não é muitas vezes adequado para pessoas adultas com displasias ósseas: os assentos poderão ser demasiado altos e profundos para a maioria das pessoas, além disso, este tipo de mobiliário não é construído para suportar o peso de um adulto, independentemente do seu tamanho. Por fim, outro factor importante a considerar será o seu aspecto, uma vez que o mobiliário infantil não se adequa ao gosto de um adulto.

 

Sugestões: Alcance e Manuseio na Cozinha

Podem-se remover as pernas dos móveis da cozinha para que fiquem mais baixos.  Também podem ser adaptados, com elevações deslizantes horizontais:

Ou verticais:

 

Ou ainda, cozinhas feitas de raíz:

 

Os móveis em cantiléver (consolas), permitem mais versatilidade:

 

Alguns electrodomésticos permitem melhor manuseio, como um forno de portas "francesas":

 

Um microondas de gaveta:

 

ou um forno de porta lateral:

 

Instalação inferior dos interruptores ou utilização de uma extenção que permita alcançar:

 

Bancos com ou sem degraus. Leves, robustos e práticos, são muito úteis para alcançar a bancada da cozinha:

 

Para maior segurança no acesso à bancada (aqui com apoio de segurança para crianças que pode ser removido) existem soluções no mercado de "torres" de cozinha:

... e também pode construir uma torre semelhante a partir de artigos do Ikea, seguindo estas instruções.

 

Conforto no Quarto e na Sala

Camas de altura reduzida:

 

Roupeiros de alcance fácil, manuais ou elétricos. Varões adaptados em altura ou ainda opção por um sistema de arrumação com módulos, adaptado às necessidade de cada pessoa:

 

Cadeiras e poltronas com descanso para os pés (permitem boa circulação nos membros inferiores)

 

 

 

Existem soluções no mercado de descanso de pés ergonómicos e ajustáveis em altura:

Cadeiras, sofás e poltronas com costas direitas e apoio de braços (aliviam a tensão nos músculos do pescoço e ombros:

 

Outras ideias:

  • Cadeira com assento ajustável em profundidade, separadamente da base (permite aproximação à mesa sem colocar os pés no chão).
  •  Profundidade reduzida dos assentos (em alternativa, utilizar almofadas).
  • Remover os pés dos sofás e poltronas poderá ser útil.

 

Acessibilidade e segurança na Casa de Banho

Lavatório com degraus em gaveta, lavatório em bacia, toalheiro acessível e instalação lateral da torneira, com pega, para melhor acessibilidade:


Uma torneira com sensor também é uma boa solução desde que colocada a meio da bancada ou mais próxima da frente do lavatório:

Utilização de degraus basculantes, que rebatem lentamente após sair do degrau. Material muito propício para escolas já que requer uma fixação permanente:

Chuveiros com base de duche ou "walk in" permitem boa acessibilidade:


Ou instalação de uma banheira com porta:


Suporte de parede para chuveiro ajustável em altura:

 

A sanita-bidé é recomendada para pessoas com limitação de extensão de braços, ou inclusivé para pessoas com menos força nos membros superiores. O modelo com comando livre, permite que estes seja fixado em local acessível para que usa este dispositivo de higiene. O grau de conforto é muito elevado, uma vez que vários modelos permitem manter o banco aquecido também. Este é um produto elegível como produto de apoio.

 

Bancos antiderrapantes permitem acesso seguro à sanita:

 

 

Tecnologia, Domótica e Internet das Coisas (IoT)

Muitos aparelhos que utilizamos no dia a dia possuem tecnologia de automação que poderá ser de grande utilidade para as pessoas com displasias ósseas, nomeadamente, na realização de tarefas mais pesadas, mas não só:

  • Estores elétricos

  • Climatização

  • Aspiradores robot

  • Segurança

  • Tecnologia touch

  • Comunicação

  • Iluminação "clap-on"

  • Música ambiente

 

 

A IoT engloba os produtos pertencentes ao conceito de "casa inteligente", onde se incluem todo o tipo de dispositivos e aparelhos que podem ser controlados através de outros dispositivos, tais como smartphones e altifalantes inteligentes (Alexa, Siri, Cortana ou Google Home). Para as pessoas com displasias ósseas, este tipo de tecnologia poderá ser bastante útil, promovendo o conforto e a segurança.

O quanto se adapta em casa depende de muitos factores. Qualquer que seja a escolha de uma pessoa, o objectivo deve ser sempre permitir que se viva em segurança e em conforto, como um lar deve ser.

 

Conheça também as sugestões de adaptações da ANDO para pessoas com displasias ósseas:

E saiba quais os apoios a que têm direito as pessoas com incapacidades:

Envie-nos sugestões de adaptações, partilhe a sua ideia connosco!

PARTILHAR: