Formação que atravessa fronteiras, Conhecimento que transforma
A Bolsa ANDO PALOP é uma iniciativa inovadora da ANDO que terá a sua primeira edição em 2026. Irá oferecer aos estudantes de cursos de saúde nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) a oportunidade de estagiar em centros especializados em displasias ósseas, em Portugal.
Inspirada na Bolsa ANDO, iniciativa destinada a alunos que estudam em Portugal, esta versão da Bolsa ANDO PALOP visa fomentar o interesse e o conhecimento nesta área altamente especializada, junto de estudantes destes países, permitindo aos participantes reforçar competências clínicas, científicas e humanas com as equipas de referência que existem em Portugal.
As despesas de viajem e de alojamento são assegurado pela ANDO.
Em Portugal existem três centros especializados em displasias ósseas, nomeadamente:
Estes centros oferecem um ambiente formativo único, permitindo aos estudantes acompanhar equipas multidisciplinares, participar em consultas especializadas, discussões de casos clínicos e aprender diretamente com profissionais de referência.
A primeira edição da Bolsa ANDO PALOP vai decorrer na Unidade Local de Saúde de Santa Maria, em Lisboa. Agrega dois hospitais de referência, Santa Maria e Pulido Valente, e mais de vinte unidades de cuidados de saúde primários, num universo total de mais de sete mil profissionais e dando resposta direta a cerca de 345 mil pessoas.
Mais informações sobre o local, horários e duração dos estágios serão disponibilizadas brevemente.
A tutoria e o acompanhamento dos alunos serão assegurados por médicos, fisioterapeutas e outros profissionais especializados em displasias ósseas que irão orientar os participantes ao longo do estágio, promovendo o desenvolvimento de competências clínicas, científicas e humanas.
Mais detalhes sobre a tutoria brevemente.
Inscrições abrem brevemente.