A ANDO Portugal – Associação Nacional de Displasias Ósseas, foi criada em 2015 com o objetivo de informar a sociedade sobre displasias ósseas, apoiar pessoas com displasia óssea e famílias, facilitar referenciação de cuidados especializados e estimular e colaborar em investigação científica, clínica e social.
Iniciativa Pioneira em Displasias Ósseas
As displasias ósseas representam um grupo heterogéneo de 771 condições raras de origem genética (Nosologia de 2023) e comportam alterações da morfologia óssea, cartilagem e dentina e a ocorrência de múltiplas patologias associadas em diversos sistemas orgânicos.
São condições crónicas, incapacitantes e irreversíveis e a maioria caracteriza-se por baixa ou extrema baixa estatura que pode ser proporcionada ou desproporcionada. Por serem raras, há uma enorme necessidade de aumentar a informação e a formação técnica, de forma a que o acompanhamento clínico ao longo da vida seja estruturado, multidisciplinar e centrado na pessoa.
Para estimular conhecimento e interesse nesta área, criámos a Bolsa ANDO, uma iniciativa inovadora promovida integralmente pela ANDO. Uma oportunidade única para estudantes de cursos de saúde no ensino público e privado em Portugal aprenderem com as mais conceituadas equipas do mundo em displasias ósseas.
Veja o vídeo de apresentação do Centro TRS:
O período de candidaturas da Bolsa ANDO 2023 decorre entre 10 de março e 13 de abril de 2023.
Para se candidatar é necessário preencher o Formulário de Candidatura que se encontra mais abaixo nesta página. Além disso, apenas serão aceites candidaturas completas que incluam os seguintes documentos:
Todos os documentos estão disponíveis para descarregar na secção acima: "Regulamento e Documentos".
No caso de impossibilidade de candidatura pelo site, por questões técnicas, deve apresentar a sua candidatura enviando os documentos e informações solicitadas para [email protected]
Edições anteriores*
*a edição de 2020 foi cancelada devido à Pandemia COVID-19