Bolsa ANDO

A ANDO Portugal foi criada em 2015 com o objetivo de apoiar pessoas, informar a sociedade sobre displasias ósseas, estimular e colaborar na investigação científica.

As displasias ósseas representam um grupo de 771 condições de origem genética que comportam alterações na morfologia óssea, cartilagem e dentina, causando múltiplas patologias em diversos sistemas orgânicos.

Por serem raras, há uma grande necessidade de aumentar a informação e a formação técnica, de forma a que o acompanhamento clínico ao longo da vida seja estruturado, multidisciplinar e centrado na pessoa.

Bolsa ANDO - Iniciativa Pioneira

Para aumentar conhecimento e interesse nesta área criámos a Bolsa ANDO, uma iniciativa inovadora promovida integralmente pela ANDO que consiste numa oportunidade para estudantes de cursos de saúde em Portugal aprenderem com as mais conceituadas equipas do mundo em displasias ósseas.

A Bolsa ANDO é um complemento formativo para estimular interesse e conhecimento em displasias ósseas, dando aos alunos a possibilidade de reforçar competências profissionais e humanas.

Bolsa ANDO 2025
Modelo da BOLSA ANDO 2026
  • A edição de 2026 da Bolsa ANDO terá lugar no Hôpital Necker-Enfants Malades, em Paris, o primeiro hospital pediátrico do mundo. Trata-se de um hospital universitário (integrado na Universidade Paris Cité) que oferece cuidados altamente especializados e uma componente de ensino e investigação de excelência.
  • A Bolsa ANDO 2026 Consiste num estágio intensivo de 2 semanas em ambiente hospitalar, na área da genética clínica, com tutoria e acompanhamento por uma equipa especializada em displasias ósseas e genética.
  • Serão selecionados dois alunos que frequentem o 4º ou 5º ano de Mestrado Integrado em Medicina, numa instituição de ensino superior portuguesa. Os candidatos serão avaliados por um júri de acordo com os critérios que constam no regulamento.
  • Os custos de viagem e alojamento são assegurados pela ANDO.
FORMULÁRIO DE CANDIDATURA
Abre brevemente. Candidaturas decorrem entre 2 de março e 16 de abril, 2026.
Sobre o Hôpital Necker-Enfants Malades
Cedars-Sinai Bolsa ANDO
  • O Hôpital Necker-Enfants Malades foi fundado em 1778 e é o primeiro hospital pediátrico do mundo. Como hospital de ensino, está integrado na Universidade Paris Cité e combina pediatria de ponta com serviços especializados para adultos, uma maternidade de nível 3 e 22 unidades de investigação.
  • O hospital integra no seu campus o Institut Imagine que se dedica ao estudo e tratamento de condições genéticas, destacando-se pelo seu compromisso com a excelência clínica, investigação inovadora e formação médica de alto nível.
  • Na área das displasias ósseas, é um centro de referência que oferece cuidados especializados para crianças e adultos. Conta com equipas experientes e capacitadas para atender necessidades específicas, garantindo qualidade e humanização nos cuidados.
Coordenação Clínica e Tutoria
Bolsa ANDO 2025 Moise
  • A Dra. Valérie Cormier-Daire, M.D., Ph.D. é geneticista clínica e investigadora no Hôpital Necker-Enfants Malades, em Paris, especializada em displasias e doenças ósseas raras, com ampla experiência no diagnóstico e acompanhamento de condições congénitas complexas.
  • É professora na Universidade Paris Cité, Chefe de Equipa no Institut Imagine e uma referência internacional na investigação em genética e no aconselhamento genético de famílias, combinando prática clínica com investigação translacional de excelência.
  • A Dra. Valérie será a tutora dos estudantes selecionados para participar na Bolsa ANDO 2026, contribuindo para a sua formação académica e profissional na área das doenças ósseas raras e da genética médica.
Regulamento e Documentos
Consulte o Regulamento da Bolsa ANDO 2026:

 

Regulamento

Descarregue os documentos de preenchimento obrigatório para a candidatura:

 

1.declaração de média 2.compromisso de honra

 

Datas Importantes
  • Período de candidaturas: 2 de março a 16 de abril, 2026
  • Avaliação de candidaturas: 16 a 30 de abril, 2026
  • Informação de resultados: até 8 de maio, 2026 
  • Período da Bolsa: julho/agosto de 2026 (duas semanas)
  • Data das viagens: Ida - a definir | Regresso - a definir
Informação sobre Candidaturas

    O período de candidaturas decorre entre 2 de março e 16 de abril, 2026. Para se candidatar é necessário preencher o Formulário de Candidatura que se encontra mais abaixo. Atenção: os candidatos têm de ser fluentes em inglês.

    Apenas serão aceites candidaturas completas que incluam TODOS os seguintes documentos:

  • Carta de motivação em inglês, máximo uma página A4, arial 11, espaçamento 1,15. Incluir no cabeçalho o nome do candidato/a e no rodapé o e-mail e telemóvel
  • Documento com a média ponderada até ao presente ano académico
  • Declaração de compromisso de honra de realização de trabalho de estágio de acordo com o Artº 7 do regulamento
  • Curriculum Vitae em inglês (não é necessário modelo tipo)
  • Importante: todos o/as candidato/as devem ter todos os documentos solicitados válidos

 

Os documentos estão disponíveis para descarregar na secção acima: "Regulamento e Documentos", bem como no formulário, mais abaixo.

No caso de impossibilidade de candidatura pelo site, pode apresentar a sua candidatura enviando todos os documentos e informações solicitadas para [email protected]

Novo Conhecimento e mais-valia para Instituições de Ensino
  • A aproximação entre as instituições a que os alunos pertencem e a ANDO, aliada a uma rede de contactos de centros hospitalares e profissionais especializados, potencia o avanço das contribuições académicas, impulsiona a criação de nova ciência e estimula o conhecimento nesta área.
  • A Bolsa ANDO permitirá às Instituições de Ensino divulgar a selecção do seu aluno para esta bolsa, destacando-a entre os seus pares.
  • Esta oportunidade oferece aos estudantes a possibilidade de observar e explorar temas relacionados com displasias ósseas, sob a orientação de profissionais experientes. Além disso, abre novos horizontes de contacto, promovendo o desenvolvimento da sua trajectória académica e profissional.
  • Para estimular a criação de mais conhecimento na área das displasias ósseas, após o estágio, os alunos vão elaborar a tese de Mestrado Integrado numa área clínica relacionada com uma displasia óssea ou grupo de displasias ósseas, tal como referido no regulamento.
Paris, a Cidade Luz
Paris, um centro vibrante de cultura e ciência e inovação, onde cada rua e edifício refletem criatividade e conhecimento.

 

 

Edições anteriores*
*a edição de 2020 foi cancelada devido à Pandemia COVID-19

PARTILHAR: