Bolsa ANDO

A ANDO Portugal – Associação Nacional de Displasias Ósseas, foi criada em 2015 com o objetivo de informar a sociedade sobre displasias ósseas, apoiar pessoas com displasia óssea e famílias, facilitar referenciação de cuidados especializados e estimular e colaborar em investigação científica, clínica e social.

 

Iniciativa Pioneira em Displasias Ósseas

As displasias ósseas representam um grupo heterogéneo de 771 condições raras de origem genética (Nosologia de 2023) e comportam alterações da morfologia óssea, cartilagem e dentina e a ocorrência de múltiplas patologias associadas em diversos sistemas orgânicos.

São condições crónicas, incapacitantes e irreversíveis e a maioria caracteriza-se por baixa ou extrema baixa estatura que pode ser proporcionada ou desproporcionada. Por serem raras, há uma enorme necessidade de aumentar a informação e a formação técnica, de forma a que o acompanhamento clínico ao longo da vida seja estruturado, multidisciplinar e centrado na pessoa.

Para estimular conhecimento e interesse nesta área, criámos a Bolsa ANDO, uma iniciativa inovadora promovida integralmente pela ANDO. Uma oportunidade única para estudantes de cursos de saúde no ensino público e privado em Portugal aprenderem com as mais conceituadas equipas do mundo em displasias ósseas.

...
A edição 2023 da Bolsa ANDO decorre em Nesodden, perto de Oslo (Noruega).
Modelo da BOLSA ANDO 2023
  • A Bolsa ANDO é um complemento formativo que tem como objetivo principal estimular o interesse e conhecimento em displasias ósseas, dando aos estudantes a possibilidade de reforçar as suas competências profissionais e humanas.
  • Consiste num estágio extracurricular intensivo de 2 semanas em ambiente hospitalar. Na edição 2023 este estágio decorre no TRS National Resource Center for Rare Disorders, um centro clínico do Hospital Sunnaas que está localizado em Nesodden (muito perto de Oslo, Noruega).
  • Os custos de viagem e alojamento são totalmente assegurados pela ANDO.
  • Em cada edição são selecionados dois alunos, sendo que na edição de 2023, serão 2 alunos dos cursos de Fisioterapia (3º ano), Terapia Ocupacional (3º ano), Medicina (4º e 5º ano), Psicologia (1º ano do Mestrado);
  • Esta oportunidade permitirá aos alunos selecionados observar, questionar e explorar diversos temas relacionados com displasias ósseas, orientados por profissionais experientes nesta área. A Bolsa ANDO abre também novos horizontes de contactos para progressão de vida académica e profissional.
Mais-valia para as Instituições de Ensino
  • A aproximação entre as instituições a que os estudantes selecionados pertencem e a ANDO Portugal que, aliando uma vasta rede de contactos de centros hospitalares e profissionais especializados, fomenta o aumento de contribuições académicas, a criação de nova ciência e conhecimento nesta área negligenciada.
  • A Bolsa ANDO possibilitará às Instituições de Ensino a divulgação entre pares da seleção prestigiante do seu aluno para esta bolsa.
Fomentar Novo Conhecimento
  • Para concretizar o objetivo de estimular a criação de mais conhecimento na área das displasias ósseas, após o período da Bolsa ANDO, os estudantes selecionados irão realizar é um trabalho de Tese de Licenciatura ou de Mestrado (de acordo com o curso), tal como está referido no regulamento.
Sobre o TRS Resource Centre for Rare Disorders
TRS center

 

Veja o vídeo de apresentação do Centro TRS:

 

  • O Centro TRS faz parte dos Serviços Nacionais de Recursos Noruegueses sobre Doenças Raras (NKSD) e está localizado no Hospital Sunnaas em Nesodden, perto de Oslo, Noruega. É um Centro de Referência para Condições Ósseas Raras e membro da ERN BOND. Está situado em Nesodden, perto de Oslo (Noruega).
  • O TRS é um centro clínico especializado em doenças raras e congénitas do esqueleto e tecido conjuntivo, espinha bífida e deficiência de membros. Os utilizadores do centro são pessoas com condições raras, as suas famílias, os profissionais de saúde e outros profissionais que trabalham com este grupo.
  • O Centro fornece acesso a cuidados especializados e completos, programas de prevenção, acompanhamento a longo prazo e inovações científicas em conformidade com os padrões internacionais de cuidados. Oferece também orientação e aconselhamento sobre questões médicas, psicológicas, sociais e educacionais. Estes serviços envolvem todos os grupos etários.
  • Para desenvolver conhecimentos sobre doenças ósseas raras, o TRS está concentrado em reunir utilizadores e investigadores para promover novas competências, realizando investigação focada nas questões das pessoas que têm condições raras e dos seus pares.
Coordenação Clínica
TRS center
  • Lena Lande Wekre, M.D., Ph.D. é Consultora Sénior no TRS National Resource Center for Rare Disorders. Trabalha na equipa de displasias ósseas e fez o seu Doutoramento em adultos com osteogénese imperfeita. Contudo, trabalha com pacientes de todas as idades.
  • Lena trabalha com condições raras desde 1999, participando em vários projectos. Pertence à Direção da Rede Europeia de Referência para as Doenças Ósseas Raras, ERN BOND. É também membro do Conselho Médico da OIFE e NFOI. Em colaboração com a divisão de Ortopedia, subdivisão de Ortopedia Infantil e Cirurgia Reconstrutiva, no Hospital Universitário de Oslo, desenvolveu um Registo Nacional para doenças ósseas congénitas raras.
Regulamento e Documentos
  • Consulte em baixo o Regulamento da Bolsa ANDO 2023.
  • Descarregue os documentos de preenchimento obrigatório para a candidatura: 1. Declaração de Média Ponderada e 2. Declaração de Compromisso de honra.
  • Preencha o Formulário de Candidatura no fim desta página e carregue todos os documentos solicitados após devidamente preenchidos.

 

Regulamento 1.declaração de média 2.compromisso de honra

Candidaturas

    O período de candidaturas da Bolsa ANDO 2023 decorre entre 10 de março e 13 de abril de 2023.

    Para se candidatar é necessário preencher o Formulário de Candidatura que se encontra mais abaixo nesta página. Além disso, apenas serão aceites candidaturas completas que incluam os seguintes documentos:

  • Carta de motivação em inglês, com um máximo de 1 página A4, arial 11, espaçamento 1,15. Deve incluir no cabeçalho o nome do candidato e no rodapé o e-mail e número de telemóvel
  • Documento com a média ponderada até ao presente ano académico
  • Declaração de compromisso de honra de realização de trabalho de Estágio
  • Cartão de Cidadão (frente e verso)

 

Todos os documentos estão disponíveis para descarregar na secção acima: "Regulamento e Documentos".

No caso de impossibilidade de candidatura pelo site, por questões técnicas, deve apresentar a sua candidatura enviando os documentos e informações solicitadas para [email protected]

Datas Importantes
  • Período de candidaturas: 10 de março a 13 de abril, 2023
  • Avaliação de candidaturas: 13 a 20 de abril, 2023
  • Informação de resultados: até 21 de abril, 2023 
  • Anúncio público de resultados:  29 de abril, 2023
  • Período da Bolsa: de 20 de agosto (viagem para Oslo) a 2 de setembro (regresso a Portugal) de 2023.

 

Edições anteriores*
*a edição de 2020 foi cancelada devido à Pandemia COVID-19

PARTILHAR: