O 1.º Encontro Regional ANDO Açores realiza-se a 28 de fevereiro 2026, na ilha Terceira. Com o tema "Displasias Ósseas: Pessoas, Doenças Raras e a Insularidade", esta primeira edição leva à Região Autónoma dos Açores um programa diversificado e aberto a todos os interessados que integra sessões informativas sobre saúde e questões sociais e ainda um Seminário para Profissionais de Saúde que se realizará no dia anterior, 27 de fevereiro.
A participação no dia 28 é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.
O evento assinala o trabalho que a ANDO tem vindo a desenvolver na Região Autónoma dos Açores com vista à criação de uma delegação regional. Integra ainda a celebração do Dia Mundial das Doenças Raras e o Projeto PonteS que visa criar uma rede integrada de resposta nas áreas da saúde, educação, emprego e apoio social para pessoas com displasias ósseas nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
Nestas regiões, o isolamento geográfico limita o acesso aos centros de referência nacionais e aumenta as dificuldades quotidianas, ampliando as barreiras e tornando ainda mais urgente a criação de redes de proximidade e de apoio integrado.
O encontro contará com oradores dos Açores, Madeira e continente, especialistas em diversas áreas, que contribuirão para a partilha de conhecimento e de boas práticas, valorizando uma perspetiva centrada na realidade regional e destacando os desafios da insularidade. O foco passará também por dar voz à experiência das pessoas com displasias ósseas e dos profissionais de saúde (e de outras áreas) que as acompanham.
No dia 27, realiza-se um Seminário exclusivo para profissionais de saúde com organização de Cláudia Falcão Reis, membro do Conselho Científico da ANDO e especialista em Genética Médica no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira. O seminário contará com apresentação e discussão de casos clínicos e consultas de avaliação especializadas com o foco no trabalho em rede.


Parceiro
Apoio