Olhar em Frente

O novo projeto Olhar em Frente é uma colaboração entre as missões das Associações ANDO e EDUPA, tendo como objetivo último a promoção da saúde psicoemocional e o bem-estar das Famílias ANDO.

O que é
OLHAR EM FRENTE
Conversas em Círculo
1 Sessão por mês: Nov 2022 -> Abril 2023

O impacto do diagnóstico e as dúvidas sobre temas como a diferença física, as complicações clínicas e as questões sociais, ao longo da infância e adolescência dos filhos, são desafios com que se deparam os pais de crianças e jovens com displasia óssea.

Esta iniciativa financiada pela ANDO — totalmente gratuita para as Famílias ANDO — é dirigida aos pais e mães de crianças e jovens com displasia óssea. A organização e facilitação das sessões será feita por Ana Diniz, coordenadora da EDUPA e especialista em mindfullness. Para esta iniciativa, a EDUPA convidou Vânia Campos, psicóloga clínica e educacional da EDUPA, a participar nas sessões.

A iniciativa "Conversas em Círculo" decorrerá ao longo de 6 meses, com uma sessão online mensal entre novembro de 2022 e abril de 2023. Para participar será necessária inscrição prévia para cada uma das sessões planeadas, através de um formulário disponibilizado em breve no nosso site.



Nota: Pode participar em quantas sessões entender e basta uma inscrição por família, isto é, caso pai e mãe pretendam assistir em conjunto, apenas necessitam de uma inscrição.

O "Círculo de conversas" não pretende ser um momento de psicologia clínica, mas sim uma conversa orientadora em pensamentos e percepções.

Sessões e Inscrição
...
Desconstruir para Construir

Com o 1º tema pretende-se conhecer o grupo, as suas necessidades e expectativas. Abordar a importância do bem-estar do educador e de como podemos cuidar do outro sem descuidar de nós.

...
Aceitação: o Caminho

O 2º círculo de conversas tem como objetivo trabalhar sobre o conceito de aceitação. Aceitar o diagnóstico, a criança, o contexto e aceitar as nossas ideias e (pré)conceitos.

...
Comunicação: a Ferramenta

O 3º círculo foca a comunicação (entre pares/família e criança, comunidade educativa, etc). Após um auto checkup, conhecer os princípios da Comunicação Não Violenta e praticar os seus 4 passos.

...
Agir ou Reagir?

No 4º círculo, o objetivo foca-se na ação. Conhecer direitos, partilhar estratégias e perceber como atuar. Em paralelo, entender como se pode lidar com a adversidade e/ou a imprevisibilidade.

...
Motivação Interna

O 5º círculo metaforiza o objetivo ao qual queremos chegar. Sentirmo-nos informados e bem acompanhados. Pretende-se trabalhar o equilíbrio expectativas vs realidade.

...
O Segredo da Resiliência

Ao fim de 6 sessões, pretende-se reforçar a importância de trabalhar a autoestima do educador e da criança. Compreender que esta é a chave mestra, a pedra essencial para erguer e elevar qualquer ser Humano.

 

PARTILHAR: