Condrodisplasia Metafisária Tipo Schmid

A Carbamazepina no tratamento da CMtS

A carbamazepina é um medicamento aprovado pela FDA e recomendado para aprovação pela EMA para uso em epilepsia e desordem afectiva bipolar. A sua acção adicional como estimulador das vias de autofagia e de degradação proteasomal conduziu ao pedido de nova indicação como tratamento para condições causadas pela retenção de proteínas estruturais mutantes com alteração da estrutura terciária, com dobras, tais como Condrodisplasia Metafisária Tipo SchmidCMtS)1. Em estudos pré-clínicos, a carbamazepina alivia o stress do retículo endoplasmático causado pela presença de colagénio X com estrutura terciária anormal em condrócitos pré-hipertróficos. Permite, então, restaurar o crescimento e melhorar a coxa vara num modelo animal em ratinhos validado para a CMtS4. A Carbamazepina recebeu a designação de Medicamento Órfão pela EMA para o tratamento da SMCD em Setembro de 2016 (EMA/COMP/513538/2016).

 

O Projeto MCDS-Therapy

A MCDS-Therapy é uma colaboração de um consórcio 11 centros de investigação de todo o mundo, que trabalham em conjunto para utilização do fármaco Carbamazepina para tratar a CMtS. O consórcio está a desenvolver um tratamento de baixo custo que aliviará a dor e as malformações ósseas comummente sentidas pelas pessoas com CMtS. O projecto tem sido financiado pelo programa de Investigação e Inovação Horizon 2020 da União Europeia desde 2018.


Teve início em 2019, um Ensaio clínico internacional com pessoas com CMtS com Carbamazepina, nos seguintes centros:

O Estudo divide-se em 3 estapas:

  • Etapa 1 (12 meses):
    Recrutamento e recolha de dados em pessoas com CMtS no Reino Unido.
  • Etapa 2 (12 meses): 
    No Reino Unido realiza-se um estudo de dosagem que ajudará a identificar a melhor dose para o tratamento da CMtS com carbamazepina. Inicia o recrutamento e a recolha de dados nos centros de ensaios clínicos fora do Reino Unido.
  • Etapa 3:
    Todos as pessoas envolvidas no estudo começam o tratamento com carbamazepina durante um período de 24 meses.

 

Saiba mais sobre:

 

Referências:

1. Hidvegi T, et al. An autophagy-enhancing drug promotes degradation of mutant alpha1-antitrypsin Z and reduces hepatic fibrosis. Science. 2010;329:229–32.

Outras fontes: https://mcds-therapy.eu/mcds-therapy-project/

PARTILHAR: