ANDO Madeira

Para a ANDO Portugal é fulcral dinamizar ações, projetos, informar e apoiar com proximidade pessoas com displasias ósseas e as famílias. Perante esta necessidade, a Direção decidiu que Cláudia Aguiar — Fisioterapeuta, sócia da ANDO e tesoureira da Direção, tem trabalhado na dinamização de iniciativas para pessoas com displasias ósseas na Madeira — é a Coordenadora da Delegação ANDO Madeira.


Cláudia Aguiar

Coordenadora da Delegação ANDO Madeira

Licenciada em Fisioterapia e Fisioterapeuta com prática hospitalar desde 2003, prática privada com foco na fisioterapia respiratória pediátrica (desde 2002) e fisioterapia desportiva (desde 2006). Mestre em Filosofia e Bioética e Coordenadora de Projetos Erasmus de intercâmbio da Associação Raquel Lombardi. O seu apoio incansável tem sido fundamental, representado a ANDO em eventos públicos e científicos, para sensibilização de profissionais de saúde e educação sobre displasias ósseas.

 


 

  1. Intensificar o contacto e sensibilização dos profissionais para unir esforços com entidades de saúde, sociais, educacionais, associativas e outras.

  2. Travar progressivamente a invisibilidade das pessoas com displasias ósseas na RAM, aumentar a capacitação e literacia das pessoas para as melhorias na qualidade de vida.

  3. Alertar para a raridade das displasias ósseas e para o seu desconhecimento por parte da sociedade e profissionais de saúde.

  4. Combater a exclusão social das pessoas com estas condições genéticas na RAM, acentuada a nível regional devido às condicionantes geográficas.

 

 

  • Out 2019 - VIII Colóquio "Olhares sobre o Envelhecimento", organizado pela UMA. Foi abordada a temática do Envelhecer com Acondroplasia

  • Nov 2019 - II Encontro dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT-RAM) e apresentação de poster sobre o "Papel da Fisioterapia nas Displasias Ósseas"

  • Mar 2020 - Notícia na revista Saber Madeira: artigo sobre a representação da ANDO na RAM

  • Abr 2020 - Novas parcerias com Associações/agentes na área da saúde e inclusão para que, a partir de dinâmicas de natureza interdisciplinar e de um exercício participativo, se chegue a mais pessoas

  • Set 2020 - Entrevista para o programa "Vida Saudável" da Antena 1 Madeira, dedicado à ANDO. Entrevista disponível aqui, na RTP Play

  • Mar 2021 - Assinatura do Protocolo Saúde & Inclusão em Câmara de Lobos

  • Jul 2021 - Unidos Contra o Cancro Feminino: Participação da ANDO Madeira no evento

  • Set 2021 - Set 2022 - Projeto É COMO É: Capacitar para a Diferença através das Artes. Projeto a decorrer em 8 escolas da RAM e 8 de Évora

  • Semana Jovem ANDO 2022 - Evento com jovens a decorrer na Madeira, na sua edição de 2022. Saiba mais aqui

Estúdios RDP Madeira - Programa "Vida Saudável" Antena 1 Madeira, dedicado à ANDO.
Da esquerda para a direita: Cláudia Aguiar, Inês Alves, Clara Sim-Sim e Márcia Cília

PARTILHAR: