Valores Fundamentais

A Pessoa

Existe uma palavra que garante igual direito na sociedade: Pessoa. Cada Pessoa tem nome e apelido, identidade, personalidade e família. Tem direitos, uma história e sonhos. A pessoa que tem uma displasia óssea, tem uma caraterística física muito vísivel e a aceitação dessa diferença física por parte da sociedade é ainda um processo longo.

 

A Linguagem

A linguagem que usamos todos os dias na comunicação oral e escrita é uma "entidade viva" que vai evoluindo ao longo dos tempos. Neste processo, há palavras que deixam de ser usadas enquanto outras ganham presença e dimensão. Ainda são usadas, para identificar pessoas com displasia óssea, palavras desagradáveis com conotações negativas e preconceitos.

Para caminhar na direção de uma mudança positiva na linguagem, uma que valorize as pessoas por quem são e não as catalogue pela sua aparência física, é necessário deixar cair em desuso certas palavras.

 

A Mudança

Não será possível mudar a forma como se observa, compreende e reage ao olhar uma pessoa com displasia óssea se continuarem a ser usados termos depreciativos. Para promover uma mudança na sociedade, a ANDO pede o apoio de todos para usar os seguintes termos:

  • Displasia óssea
  • Displasia (+ nome específico)
  • Condição óssea rara
  • Baixa estatura
  • Diversidade funcional

Estamos no século XXI, mas ainda há palavras que se arrastam há séculos e que desvalorizam e magoam as pessoas com displasia óssea e as suas famílias.

Um dos focos de ação da ANDO é fazer cair os estereótipos e estigmas sociais, valorizando as pessoas com displasia óssea como membros integrantes da sociedade, com pleno direito de respeito e valor.

PARTILHAR: