A ANDO Portugal - Associação Nacional de Displasias Ósseas, foi registada a 26 de Maio de 2015 e é reconhecida desde 2017 pelo Instituto Nacional de Reabilitação (INR) como Organização Não Governamental para Pessoas com Deficiência (ONGPD).
A EURORDIS é uma aliança não-governamental de associações de doentes focada nas pessoas com doenças raras. Esta aliança representa 1000 associações provenientes de 74 países. Constitui, por isso, a voz dos 30 milhões de pessoas com doenças raras na Europa.
Como membro da EURORDIS, a ANDO Portugal segue o seu Código de Conduta que procura equidade social e solidariedade nos sistemas de saúde europeus, sustentando que o acesso a recursos limitados seja regido por princípios de igualdade.
Ler Código de Conduta
Numa sociedade democrática, as organizações de doentes desempenham um papel cada vez mais importante. O seu trabalho é extremamente variado consoante as necessidades locais, mas geralmente pode ser dividido em duas grandes categorias:
Saúde para Todos
Os governos na Europa estão empenhados em proteger a saúde dos seus cidadãos com base em solidariedade, independentemente da idade, raça, sexo e estatuto socioeconómico e, deste modo, assegurar a igualdade nos cuidados de saúde e apoiar o objetivo de "saúde para todos".
A ANDO trabalha para este objetivo: