Espaço de Trabalho

Adaptações no Espaço de Trabalho

Muitas pessoas com displasias ósseas trabalham, desempenhando diversos tipos de funções sem qualquer problema. No entanto, as displasias ósseas estão muitas vezes associadas a condições com um elevado impacto clínico, incluindo limitações funcionais e de mobilidade, deformidades ósseas e dores crónicas, que podem influenciar a atividade profissional.

São, por vezes, necessárias adaptações nos equipamentos do local de trabalho que permitam cumprir as funções com o mínimo ou nenhum obstáculo. Todavia, no que concerne à questão do trabalho, assim como em todos os outros espaços da sociedade, é essencial olhar a incapacidade como algo que não é homogéneo, ou seja, criar consciência de que cada pessoa tem as suas necessidades específicas. Caso contrário, inconscientes da sua heterogeneidade, estaremos a perpetuar uma visão estereotipada das incapacidades, que só prejudica as pessoas afetadas.

Para os empregadores, contratar pessoas com incapacidades, proporcionando-lhes um posto de trabalho adequado e seguro, é vantajoso por várias razões:

  • Podem contar com uma rede de talentos muito mais ampla
  • As empresas maximizam as suas hipóteses de empregar e reter recursos humanos de alta qualidade
  • As ausências por doença serão muito menores
  • Aumenta o bom ambiente no local de trabalho
  • Permite criar uma equipa de trabalho diversificada que reflete mais de perto o seu leque de clientes e a comunidade onde se insere.

 

Mobiliário de Escritório

Mesas de trabalho manualmente ajustáveis em altura:

 

e mesas ajustáveis elétricas:

 

É muito importante para a saúde das pessoas com displasias ósseas ter conforto no local de trabalho, especialmente quando passam longas horas sentadas. Encontrar a cadeira de trabalho ideal para uma pessoa de baixa estatura poderá ser difícil, logo à partida, porque cada pessoa tem as suas necessidades, mas algumas características são indispensáveis: ajuste da altura e da profundidade do assento, apoior lombar, de braços e de pés. Existem diversas cadeiras ergonómicas com várias possibilidades de ajuste no mercado.

Algumas empresas produzem cadeiras especialmente concebidas para pessoas de baixa estatura (carregue na imagem para visitar o site):

Outro exemplo aqui.

Esta cadeira tem vários modos de ajuste e, apesar de ser para crianças, sustenta até 120 kg:

 

É importante um apoio para os pés, que permite uma boa circulação:

 

Caso a cadeira não tenha apoio para os pés, existem vários no mercado. Os melhores têm ajuste em altura:

 

e se a profundidade da cadeira não for adequada, uma almofada lombar poderá ajudar.

 

Acessórios úteis para escritório

  • Atril de secretária ou porta-livros ajustável. Podem ser úteis para pessoas que precisam de manter um livro ou documento aberto, mas têm dificuldade em fazê-lo devido a limitações das extremidades superiores. Podem ser colocados sobre uma secretária e alguns permitem ajuste para melhorar a visualização.

  • Agrafador elétrico, permite a utilização de quem tem mãos pequenas.

  • Puxadores e extensores de maçanetas. As maçanetas das portas podem ser difíceis de agarrar ou virar para aqueles com limitações nas extremidades superirores ou ao nível da motricidade fina. Estes produtos são uma alternativa de baixo custo à instalação de portas automáticas. Outra solução é prender um tecido forte ao puxador de alavanca.

  • Auscultadores com microfone. As pessoas com limitações no pescoço, costas, ombros e extremidades superiores podem beneficiar da utilização destes dispositivos que eliminam a necessidade de manter os telefones em posições incómodas.

  • Acessórios de escrita para as pessoas que têm limitações nas extremidades superiores.

  • Bancos e degraus portáteis para facilitar o acesso a zonas que estejam foram de alcance.

 

Acessibilidade nas Instalações Sanitárias

Torneiras com sensor são uma boa solução desde que colocadas a meio da bancada ou próximas da frente do lavatório:


Utilização de degraus basculantes, que rebatem lentamente após sair do degrau:

Devem ser utilizados sensores automáticos de luz. Em alternativa, existem acessórios para interruptores de luz que os tornam mais fáceis de utilizar por indivíduos com baixa estatura:

Os equipamentos devem ser adequados à utilização de todos. Caso não sejam, devem ser feitas adaptações que podem incluir bancos com degraus que permitam o acesso.


As alterações e adaptações feitas para melhorar a saúde, segurança e acessibilidade no trabalho das pessoas com displasias ósseas irão promover o bem estar de todos os trabalhadores, tornando o local de trabalho mais acessível também aos clientes com incapacidades.
Conheça a página da ANDO dedicada à atividade profissional para pessoas com displasias ósseas que aborda temas como a segurança, risco e discriminação no trabalho e sugere que medidas podem ser implementadas no local de trabalho, em articulação com a entidade patronal.
Conheça também as sugestões de adaptações da ANDO para pessoas com displasias ósseas:

E saiba quais os apoios a que têm direito as pessoas com incapacidades:

Envie-nos sugestões de adaptações, partilhe a sua ideia connosco!
PARTILHAR: