CTIS | O Novo Mapa Europeu de Ensaios Clínicos em Português: mais transparência e envolvimento de pessoas com doença na investigação
13 de novembro de 2025
O Sistema de Informação sobre Ensaios Clínicos (CTIS), desenvolvido pela Agência Europeia do Medicamento (EMA) em colaboração com a Comissão Europeia e as autoridades competentes dos Estados-Membros, deu mais um passo importante rumo à transparência e acessibilidade da investigação clínica na Europa. O mapa interativo de ensaios clínicos está agora disponível também em língua portuguesa e permite consultar de forma simples e clara os ensaios clínicos em curso em Portugal e no Espaço Económico Europeu (EEE).
Esta ferramenta, acessível aqui, oferece a todos os cidadãos, profissionais de saúde e investigadores a possibilidade de pesquisar informação atualizada sobre estudos clínicos, promovendo o recrutamento de participantes e o avanço da investigação científica. O acesso direto e transparente aos dados contribui para o desenvolvimento de medicamentos inovadores e de novas opções terapêuticas, reforçando o papel de Portugal no contexto europeu da investigação clínica.
Nesta página, pode procurar ensaios e ver os resultados no mapa com critérios de pesquisa:
abrir mapa
Sessão informativa com a ANDO: "No interesse do Participante"
No dia 8 de outubro de 2025, o INFARMED, I.P., em parceria com a Agência Europeia do Medicamento (EMA), promoveu uma sessão online dedicada à apresentação do "Trial Map", no âmbito da iniciativa Accelerating Clinical Trials in the EU. Sob o tema "No interesse do participante", o evento destacou o compromisso europeu em colocar as pessoas com doença no centro da investigação clínica, promovendo a transparência e o acesso à informação e sublinhou a importância do envolvimento de Portugal nas iniciativas europeias para o desenvolvimento da investigação clínica.
Inês Alves marcou presença nesta sessão, participando como representante da ANDO e membro do Comité dos Medicamentos Órfãos da EMA. Na sua intervenção, destacou a importância de envolver as pessoas com doença rara e as suas associações na construção de uma investigação mais inclusiva e informada.
A presença da ANDO reforça o compromisso da associação em promover a literacia em saúde, difundir informação relevante e dar voz às pessoas com doenças raras, contribuindo para uma investigação centrada nas suas necessidades reais.
Veja o Webinar aqui: