Todos os anos, a 3 de dezembro, assinala-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, uma data promovida mundialmente pelas Nações Unidas com o objetivo de promover a dignidade, os direitos e o bem-estar das pessoas com deficiência.
O Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), vários municípios e ONGPD estão a organizar uma série de iniciativas que começaram já em outubro e se prolongam até dezembro, com desporto inclusivo, conferências, seminários, workshops, exposições e outras atividades, focando o objetivo de sensibilizar para a inclusão, acessibilidade e igualdade de oportunidades.
Mensagem da ANDO:




Gala do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
O ponto alto das comemorações será a Gala Comemorativa do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, marcada para o dia 3 de dezembro às 18h, no Fórum Lisboa. A gala contará com a presença de Maria Luísa Aldim (Vereadora do Desenvolvimento Social e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa), Maria do Rosário Palma Ramalho (Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social) e Margarida Balseiro Lopes (Ministra da Cultura, Juventude e Desporto).
O evento terá uma programação cultural diversificada, incluindo momentos artísticos, uma oportunidade de celebrar a diversidade, promover a inclusão e reforçar os direitos das pessoas com deficiência. (A programação detalhada pode ser consultada aqui).
Outras iniciativas em destaque
O programa de 2025 inclui diversas atividades por todo o país marcadas para 3 de dezembro ou para datas posteriores ao longo do mês de dezembro. Entre as ações previstas estão:
2 e 3 dezembro | Pavilhão Desp. Politécnico Viseu
abrir3 dezembro | Ministério do Trabalho e da Segurança Social
abrir
Convite à participação e à consciencialização
O conjunto de eventos organizados demonstra que o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência não é apenas uma data simbólica, mas um momento de mobilização nacional, de sensibilização social e de promoção da acessibilidade, participação e direitos humanos.
A ANDO junta-se ao INR e a todas as entidades envolvidas e convida todos a conhecer a programação, a participar nas atividades (presenciais ou online) e a refletir sobre como podemos contribuir para uma sociedade mais inclusiva, justa e acessível a todas as pessoas, independentemente das suas capacidades.