Dwarfism, Spatiality and Disabling Experiences

Este livro, publicado em 2021, apresenta uma análise aprofundada das experiências sociais e espaciais das pessoas com baixa estatura por displasia óssea. Relaciona-se com a característica mais proeminente das displasias ósseas, o tamanho e forma do corpo, e como esta pode formar a base da discriminação social e de desvantagens dentro da sociedade. Ao ignorar o tamanho do corpo como uma deficiência, é difícil ver as consequências incapacitantes resultantes do ambiente construído. Utilizando uma abordagem de métodos mistos e recorrendo ao trabalho realizado por académicos especialistas em deficiência, este livro analisa como a relação entre estereótipos culturais nocivos e como a estrutura do espaço molda as experiências quotidianas das pessoas com baixa estatura por displasia óssea e trabalha para as excluir socialmente de diversas formas.

Mostrando como as barreiras espaciais e sociais não se excluem mutuamente mas podem influenciar-se mutuamente, este livro responde ao limitado trabalho académico sobre o tema da baixa estatura por displasia óssea, ao mesmo tempo que contribui para o estudo de geografias de dimensão corporal.


Será de interesse para todos os estudiosos e estudantes de estudos sobre deficiência, geografia humana, ambiente construído, sociologia e humanidades médicas.

Nota: A autora utiliza o termo "dwarfism" que se traduz em nanismo. A ANDO não se revê no termo "nanismo" e por conseguinte, também não se reve em "dwarfim" que levanta questões históricas de discriminação social. A ANDO usa a terminologia médica "displasia óssea" para referir pessoas com condições ósseas raras de origem genética com baixa estatura.

Livro em Inglês

Este livro pode ser requisitado à ANDO pelos sócios, durante 30 dias, mediante o preenchimento do formulário abaixo.

PARTILHAR: