ANDO Portugal consegue a Bolsa de valor mais elevado nas Bolsas de Cidadania Roche 2025 com projeto para capacitação em saúde nas Regiões Autónomas
A ANDO Portugal – Associação Nacional de Displasias Ósseas conquistou a bolsa de valor mais elevado (25 mil euros) nas Bolsas de Cidadania Roche 2025 com o projeto "Pontes de Inclusão – Capacitação para a saúde". Esta distinção reconhece o impacto e relevância do trabalho que a ANDO tem vindo a desenvolver junto das pessoas com displasias ósseas nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, onde persistem barreiras significativas no acesso a cuidados especializados. Roche atribuiu 5 Bolsas no valor total de 75.000 euros. Conheça os vencedores das bolsas de cidadania 2025 aqui.
Pontes de Inclusão – Capacitação para a saúde
O projeto estrutura-se em três fases principais:
A componente central do projeto será o lançamento da Plataforma Digital PONTE. Disponibilizará materiais informativos adaptados e workshops especializados para promover a literacia em saúde, empoderar pessoas com doença e reforçar a ligação com os centros clínicos de referência nacionais, para mitigar o isolamento social e clínico sentido nas regiões autónomas e fomentar uma maior equidade no acesso aos cuidados.
Fotografia: Roche
Compromisso com os Açores
Nos Açores, a ANDO tem vindo a estabelecer uma presença ativa, tendo organizado, em janeiro de 2024, o primeiro Seminário de Displasias Ósseas da região, um momento marcante de sensibilização e formação para profissionais e famílias. Este evento assinalou o início de um trabalho continuado na região, que terá nova expressão ainda em 2025, com a realização de um Encontro ANDO Açores na Ilha Terceira, dando seguimento à escuta ativa das necessidades locais e à mobilização de recursos e redes de apoio.
Atuação consistente na Madeira
Na Madeira, a ANDO já conta com uma delegação ativa desde 2019 que tem promovido um conjunto diversificado de iniciativas como o Seminário de Displasias Ósseas, o 1.º Encontro Regional ANDO Madeira e várias iniciativas e eventos de sensibilização, informação e apoio à comunidade, disponíveis em andoportugal.org.
A Delegação ANDO Madeira tem sido exemplo de como a ação local, articulada com a missão nacional, pode trazer mudanças reais e melhorar a vida das pessoas com doenças raras.
Proximidade, empoderamento e criação de pontes
A ação da ANDO nas Regiões Autónomas reflete-se na equidade territorial, na inclusão das comunidades insulares e na promoção de melhores cuidados de saúde e maior apoio social. Combater o isolamento clínico e social nestas regiões exige proximidade, ações concretas, escuta ativa, articulação com entidades locais e criação de pontes e redes de apoio eficazes.
O papel vital dos apoios às associações
Os apoios financeiros a projetos de impacto social são de grande importância. As associações sem fins lucrativos, como a ANDO, dependem destes apoios para continuar a desenvolver o seu trabalho com independência, qualidade, consistência e visão estratégica. É graças a iniciativas como esta que se torna possível implementar projetos inovadores e relevantes, chegar a mais pessoas e construir uma sociedade mais justa, informada e inclusiva.
A ANDO Portugal agradece à Roche esta distinção e renova o seu compromisso: continuar a construir pontes, com e para as pessoas, em todas as regiões do país.
Veja as fotografias da cerimónia (créditos Roche):