Como foi o 3.º Congresso Internacional ANDO

A bela cidade de Tomar acolheu, nos dias 7 e 8 de junho, o 3.º Congresso Internacional ANDO.

Nos dias em que Tomar acolheu o 3.º Congresso Internacional ANDO, mais de 120 participantes — vindos de diferentes cantos do mundo, como os EUA, Alemanha, Brasil, Espanha, Itália, Angola e, naturalmente, de todo o território português, incluindo as ilhas — reuniram-se com um propósito comum: partilhar conhecimento, experiências e estreitar laços entre pessoas com displasias ósseas e as suas famílias.

Este congresso representou muito mais do que um encontro científico — foi um espaço de empatia, diálogo e inclusão. O ambiente foi pautado por um espírito de proximidade onde o saber académico se cruzou com histórias de vida reais, num movimento inspirador de união e construção coletiva. O evento teve ainda um significado particularmente especial por assinalar o 10.º aniversário da ANDO Portugal.

Ao longo do evento, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras sobre temas centrais como inovação científica e terapêutica, cuidados multidisciplinares, políticas sociais de inclusão e questões socioculturais relacionadas com a vida das pessoas com displasias ósseas e das suas famílias. O programa contou ainda com um workshop de fisioterapia, sessões com tradução simultânea em português e inglês, um programa infantil cheio de cor e alegria — com jogos, aula de judo, pinturas e atividades desportivas — e momentos de convívio para todas as idades.

Contámos ainda com a atribuição dos Certificados de Bolseiro às alunas Maria Inês Cerqueira e Carolina Figueira que irão viajar para Los Angeles este verão para participar na Bolsa ANDO 2025.

Por fim, tivemos o privilégio de participar numa envolvente visita cultural guiada ao centro histórico de Tomar, conduzida pelo Professor Carlos Trincão que, com entusiasmo e sabedoria, deu a conhecer o riquíssimo património histórico e cultural da cidade.

Mais do que um evento, o 3.º Congresso Internacional ANDO afirmou-se como uma celebração do conhecimento, da diversidade e da partilha. Um marco essencial na promoção da inclusão, da investigação e do fortalecimento da comunidade ANDO, que continuará a crescer com ação, união e determinação.

Em breve, publicaremos o álbum de fotos oficial do 3.º Congresso Internacional ANDO.

Agradecimentos

A ANDO Portugal agradece a todos os parceiros que apoiaram e tornaram este evento possível. Agradecemos também aos palestrantes que enriqueceram o nosso Congresso, aos voluntários pela apoio nos preparativos e durante todo o evento, em particular à Equipa ANDO Madeira (Cláudia Aguiar, Elisabete Silva, Pedro Diogo Silva, André Baeta, Irene Ferreira, João Crespo, Jéssica Rosário e Rita Rodrigues) e ainda a todos os participantes que estiveram presentes.

Um agradecimento especial à Câmara Municipal de Tomar pelo apoio concedido ao evento e pela presença da Vereadora Rita Freitas na Sessão de Abertura, à Escola Secundária Jácome Ratton e ao Diretor do Agrupamento Escolas Templários, Dr. Paulo Macedo e a toda a equipa da escola que nos apoiou de forma incansável durante o evento.

Uma palavra especial para o Professor Carlos Trincão que com enorme generosidade, simpatia e profundo conhecimento nos presenteou com uma visita guiada que não esqueceremos.

Agradecemos ainda o apoio: ERN BOND, Caixa Agrícola, BioMarin, Tyra, QED Therapeutics, Kyowa Kirin, Ascendis.

PARTILHAR: