8 de Setembro, Dia Mundial da Fisioterapia 2025

Dia Mundial da Fisioterapia 2025: ANDO destaca contributo de Cláudia Aguiar e alarga olhar sobre displasias ósseas

No dia 8 de setembro celebrou-se o Dia Mundial da Fisioterapia, uma data que destacou, em 2025, dois temas centrais: o envelhecimento saudável e a prevenção das quedas. A ANDO Portugal, com a sua Delegação na Madeira, celebra com particular orgulho a participação da fisioterapeuta Cláudia Aguiar (associada da ANDO e Presidente da Delegação ANDO Madeira).

A iniciativa foi promovida pela World Physiotherapy e contou com o apoio da Ordem dos Fisioterapeutas que tem vindo a disponibilizar materiais informativos, como folhetos, infografias e posters, para apoiar profissionais e sensibilizar a comunidade para a importância da fisioterapia no bem-estar e na autonomia das pessoas.

 

O contributo de Cláudia Aguiar e da Delegação ANDO Madeira

Cláudia Aguiar, enquanto membro ativo da ANDO Portugal e Presidente da Delegação ANDO Madeira, tem vindo a enriquecer significativamente os Encontros Nacionais e Regionais, congressos e webinars promovidos pela ANDO. Com uma abordagem prática e informativa, tem dinamizado palestras e workshops que combinam ciência, acessibilidade e aplicabilidade clínica, sendo reconhecida pelo seu papel fundamental na capacitação de colegas e na sensibilização de todas as partes envolvidas nos cuidados de pessoas com displasias ósseas.

 

Displasias ósseas: o papel da fisioterapia e a intervenção multidisciplinar

O artigo publicado no International Journal of Physical Medicine & Rehabilitation (maio de 2025) sublinha a importância crítica da Fisioterapia e da Medicina Física e Reabilitação nas displasias ósseas. Estas especialidades assumem um papel central no alívio da dor, melhoria da mobilidade, promoção da independência funcional e do bem-estar psicossocial da pessoa com doença.

A intervenção multidisciplinar envolve avaliação e intervenção individualizadas por uma equipa composta por várias especialidades — ortopedistas, geneticistas, pneumologistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos — visando atuar sobre limitações motoras, desenvolvimento motor tardio, dor crónica, alterações espinais e desafios sociais e emocionais.

Para crianças com displasias ósseas, a ênfase recai na intervenção precoce, estimulação postural, apoio ao desenvolvimento motor, fortalecimento muscular, treino para mobilidade segura e uso de dispositivos de assistência. A equipa de reabilitação dedica-se ainda à formação para atividades da vida diária, adaptações ambientais e promoção da inclusão escolar e social.

Além disso, há uma vertente essencial de intervenção psicossocial: o suporte à autoestima, à adaptação social e familiar e ao empoderamento do utente está no cerne de uma abordagem holística que promove autonomia e qualidade de vida.

 

ANDO: compromisso contínuo com formação e qualidade de vida

A ANDO reafirmou, neste Dia Mundial da Fisioterapia, o seu compromisso com a formação contínua, com a literacia em saúde e com a excelência no cuidado e inclusão das pessoas com displasias ósseas. Com profissionais como Cláudia Aguiar na linha da frente, levando conhecimento científico e prático aos mais diversos eventos de âmbito nacional, a ANDO continua a ser um espaço de transformação, onde a prática fisioterapêutica e reabilitadora integra a visão multidisciplinar centrada na Pessoa.

 

Consulte os materiais informativos do Dia Mundial da Fisioterapia:

Envelhecimento Saudável Atividade para Envelhecimento Saudável Prevenção de Quedas Envelhecimento Saudável e fragilidade

Encontre todos os materiais aqui.

PARTILHAR: