Dia Nacional de Luta Contra a Dor | 21 outubro

A ANDO assinala a comemoração do Dia Nacional da Luta Contra a Dor (21 de outubro 2022) com a divulgação do Guião de Primeira Consulta para Medicina da Dor, um projeto da plataforma SIP Portugal, da qual a ANDO é membro. A sua divulgação é uma mais valia para a pessoa com dor e as suas famílias.

Celebra-se hoje o Dia Nacional de Luta Contra a Dor, um data criada pela Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) em 1999, com o objetivo de aumentar a visibilidade da dor enquanto doença e do seu impacto na qualidade de vida das pessoas, das famílias e da sociedade.


Plataforma SIP Portugal (SIP PT)

Em 2018 foi lançada a Plataforma SIP Portugal (SIP PT) que integra Associações e Profissionais de Saúde num trabalho conjunto de avaliar a repercussão da dor nas atividades diárias das pessoas, sensibilizar para a gravidade deste problema e diminuir o impacto social da dor em Portugal.

Dia Nacional da Luta Contra a Dor
A dor crónica afeta mais de um terço da população adulta portuguesa e representa um grave problema de saúde pública. Mais de 3 milhões de portugueses sofrem de dor crónica e, consequentemente, podem estar sujeitos a sequelas que comprometem a saúde e qualidade de vida, bem como, a dos familiares e/ou cuidadores. Por estes motivos, o pleno acesso ao tratamento adequado da dor crónica através de qualquer sistema de saúde deve constituir um direito humano e uma prioridade global de saúde.

Fonte: SIP Portugal

As Associações que integram a SIP Portugal, onde se inclui a ANDO, colaboraram ativamente para que este Guião fosse concretizado. Este prepara as pessoas para a primeira consulta, tornando mais eficaz a comunicação entre doente, família e médico, de maneira a facilitar uma resposta a uma estratégia terapêutica que seja orientada para a pessoa. Permite também ajudar na gestão de expectativas, tão importante para o tratamento da dor.

Guião de Primeira Consulta de Dor Crónica
Faça download do Guião da Primeira Consulta de Medicina da Dor:
obter guião
PARTILHAR: