Testemunho de Ana Diniz sobre o Projeto 'Olhar em Frente'

O projeto Olhar em Frente nasceu no final de 2022 e juntou as Associações ANDO e EDUPA numa colaboração que teve como objetivo a promoção da saúde psicoemocional e o bem-estar das Famílias ANDO.

Ao longo de 6 meses, realizámos 6 sessões online de "Conversas em Círculo" que juntaram pais e nas quais falámos do impacto do diagnóstico nas famílias e abordámos temas como a diferença física, complicações clínicas e questões sociais durante a infância e adolescência dos seus filhos. Esta iniciativa, totalmente gratuita para as Famílias ANDO, foi dirigida aos pais e mães de crianças e jovens com displasia óssea, preparando-os para os desafios com que se deparam.

Deixamos o testemunho de Ana Diniz, Fundadora da EDUPA e especialista em Mindfullness, que organizou e conduziu as sessões e a quem agradecemos produndamente o seu trabalho e dedicação a este projeto:

Um dos objetivos desta parceria e destes momentos com os associados ANDO era motivar a comunidade de participantes para o seu bem-estar enquanto cuidadores e educadores de crianças com displasia óssea. O facto de várias participantes também viverem esta condição levou-me a um grau de profundidade e entrega ainda maior.

Mesmo online, a metodologia de círculo restaurativo pretende criar um ambiente de segurança emocional e convida todos os que participam a vencer barreiras internas. O grau de entrega das participantes desde o primeiro momento permitiu realizar, com sucesso, alguns exercícios de auto-observação, respiração, escrita terapêutica, entre outros.

Enquanto facilitadora destes momentos, estou muito grata e satisfeita com os resultados. Aquando do encerramento questiono sempre o que levamos destes momentos… respostas como “não desistir”, “seguir caminho”, “novas estratégias”, “conhecimento”/”mais informações”, “partilha”, “conhecer pessoas”, “descoberta”, “ver a vida com outros olhos”, deixam-me o sentimento de missão cumprida.

Como ser Humano levo deste primeiro projeto em parceria com a ANDO uma grande aprendizagem pessoal e o reforço da mensagem que quero deixar e que retiro das histórias e das pessoas que aqui conheci: “Os nossos problemas não determinam os resultados da nossa vida.”

Que a ANDO e a EDUPA continuem a olhar em frente juntas! Obrigada.

Para encerrar o projeto, organizámos uma sessão especial no 2º Congresso ANDO com a Ana Diniz que terá o tema: "Dinâmicas Psicossociais em Displasias Ósseas". Consistirá numa "Conversa em Círculo", desta vez frente a frente, no dia 29 de abril às 16h30.

O 2º Congresso ANDO irá realizar-se já no próximo fim de semana (29 e 30 de abril) no Instituto Politécnico de Setúbal com o mote "À Descoberta do Conhecimento e Vivências", vamos ter muitas novidades e um programa diverso, onde iremos incluir Atletismo Adaptado, Nutrição, Turismo Acessível, entre muitos outros.

Esperamos por si em Setúbal! Saiba tudo sobre o congresso aqui.

PARTILHAR: