Hipocondroplasia

A hipocondroplasia é uma displasia óssea caracterizada por afetar a conversão da cartilagem em osso (um processo chamado ossificação), particularmente nos ossos longos dos braços e pernas.

Esta condição tem algumas semelhanças com a acondroplasia, mas apresenta caracterísicas menos acentuadas, permitindo ser distinguida por avaliação clínica e radiográfica. A sua incidência estimada é de 1:50.000 nascimentos, mas a prevalência exacta é desconhecida1.

O que é a Hipocondroplasia1?

A hipocondroplasia é uma condição genética que pode ocorrer por si só ou de forma autossómica dominante, transmitida através de um gene dominante de um dos pais. Existe uma probabilidade de 50 por cento de a transmitir a uma criança. Na hipocondroplasia, a mutação resulta no desencadeamento de factores que retardam o crescimento celular.

Apesar de o nome ser semelhante ao da acondroplasia, são dois tipos diferentes de condições. Em comparação com as pessoas que têm acondroplasia, as pessoas com hipocondroplasia têm menor diferença de altura e características menos acentuadas na face média. Os membros são mais curtos do que o tronco, mas não é tão óbvio como na acondroplasia. Para além disso, cerca de 10 por cento das pessoas com hipocondroplasia podem também ter um ligeiro défice cognitivo. Conheças os gráficos de crescimento aqui.

hereditariedade

Fig. 1. Hereditariedade: a hipocondroplasia passa de pais para filhos. No entanto, também pode ocorrer como resultado de uma mutação de novo.

O que causa a Hipocondroplasia1?

A hipocondroplasia pode resultar de mutações específicas de um gene conhecido como receptor-3 do factor de crescimento dos fibroblastos" (FGFR3). No entanto, nem todos as pessoas com esta displasia têm mutações no gene FGFR3, o que sugere que existe heterogeneidade genética2.

Mutações diferentes do mesmo gene podem causar acondroplasia, o que indica que estas duas condições são alterações alélicas3.

Características Clínicas e Radiológicas4,5

Características Clínicas

Comuns:

- Baixa estatura (muitas vezes, não é identificada até à primeira infância ou tão tarde como na idade adulta)
- Constituição robusta
- Segmentos proximais e médios das extremidades diminuídos (respectivamente, rizomelia e mesomelia)
- Mãos e pés largos e curtos com braquidactilia
- Ligeiro laxismo articular generalizado
- Macrocefalia com fácies normais
- Limitação da extensão do cotovelo

Pouco frequentes:

- Escoliose
- Pernas arqueadas (verdadeiro varum)
- Lordose lombar com abdómen protuberante
- Osteoartrose do conjunto de adultos
- Acantosis nigricans
- Epilepsia do lóbulo temporal

 

Características Radiológicas

Comuns:

- Encurtamento de ossos longos com ligeira metafisária
- Estreitamento das distâncias interpediculares lombares inferiores
- Pescoço femoral curto e largo
- Ilia quadrada e encurtada

Pouco frequentes:

- Elongação da fíbula distal
- Encurtamento (anterior-posterior) dos pediculos lombares
- Concavidade dorsal dos corpos vertebrais lombares
- Encurtamento da ulna distal
- Estilóide ulnar longo (apenas em adultos)
- Proeminência das inserções musculares em ossos longos
- Deformidade "chevron" superficial da metáfise distal do fémur
- Baixa articulação do sacro na pélvis com uma orientação horizontal
- Teto acetabular achatado

As características esqueléticas comuns à acondroplasia como a estenose espinal, curvatura tibial, apneia obstrutiva ocorrem menos frequentemente na hipocondroplasia4. No entanto, as características tornam-se mais proeminentes ao longo do tempo.


Figura 1. O raio-x da coluna vertebral mostra pedículos curtos com uma ligeira inclinação posterior das vértebras lombares superiores e ausência de distâncias interpediculares na vista AP da coluna. Fonte: Latifa Women and Children Hospital

Diagnóstico6

O diagnóstico da hipocondroplasia com base em exames clínicos e radiológicos é muitas vezes incerto, por várias razões:

- Nenhuma característica radiológica ou clínica é exclusiva da hipocondroplasia
- A manifestação de muitas das características de diagnóstico estabelecidas nos indivíduos afectados é variável
- Existe heterogeneidade da mutação

No entanto, é evidente que um levantamento radiográfico completo incluindo crânio, pélvis, coluna vertebral antero-posterior e lateral, pernas, braços e mãos é absolutamente necessário para fazer um diagnóstico clínico de hipocondroplasia.

Em alternativa, podem ser utilizados testes genéticos moleculares. Uma combinação de testes genéticos direccionados (testes de um único gene, painel multigene) e testes genómicos abrangentes, dependendo do fenótipo.

 

Diagnóstico Diferencial:

  • Acondroplasia (também causada por variantes do gene FGFR3)

  • Formas suaves de nanismo mesomélico

  • Formas suaves de displasias espondiloepifisárias-metafisárias

  • Discondrosteose de Léri-Weill

  • Pseudohipoparatiroidismo

  • Pseudopseudohipoparatiroidismo.

Tratamento

O tratamento da hipocondroplasia é direccionado para os sintomas específicos que se manifestam em cada indivíduo. Tal tratamento pode exigir esforços coordenados de uma equipa de profissionais médicos, tais como pediatras, médicos que diagnosticam e tratam alterações do esqueleto, articulações, músculos e tecidos relacionados (ortopedistas), cirurgiões, fisioterapeutas, e/ou outros profissionais de saúde. Várias técnicas ortopédicas, incluindo a cirurgia, podem ser recomendadas para ajudar a tratar ou corrigir certas anomalias esqueléticas associadas.

No entanto, a gestão desta condição em crianças geralmente não difere significativamente da de crianças com estatura média, excepto para questões de aconselhamento genético e para lidar com as preocupações dos pais sobre a baixa estatura. Por vezes, a gestão da baixa estatura em hipocondroplasia é influenciada pelas expectativas e preocupações dos pais e é importante responder a estas dúvidas a preocupações.

 

Tratamentos em Investigação

Os ensaios com hormonas de crescimento em hipocondroplasia têm mostrado resultados contraditórios7,8. As diferenças nas respostas individuais podem estar relacionadas com a heterogeneidade genética e indicar uma necessidade de estratificação dos indivíduos com hipocondroplasia no que diz respeito à sua etiologia genética. Existem, no entanto, dados que sugerem que as crianças com hipocondroplasia podem ter uma maior resposta à terapia com hormonas de crescimento do que aquelas com acondroplasia9 e estudos que demonstraram alteração no crescimento de indivíduos com hipocondroplasia10.

Bibliografia
  • 1. Walker, B. A., et al. Hypochondroplasia. Am. J. Dis. Child. 122: 95-104, 1971
  • 2. Rousseau, F., et al. Clinical and genetic heterogeneity of hypochondroplasia. J. Med. Genet. 33: 749-752, 1996
  • 3. McKusick, V. A., et al. Observations suggesting allelism of the achondroplasia and hypochondroplasia genes. J. Med. Genet. 10: 11-16, 1973
  • 4. Prinster, C., et al. Comparison of clinical-radiological and molecular findings in hypochondroplasia. Am. J. Med. Genet. 75: 109-112, 1998
  • 5. Hall, B. D., Spranger, J. Hypochondroplasia: clinical and radiological aspects in 39 cases. Radiology 133: 95-100, 1979
  • 6. Appan, S., et al. Growth and growth hormone therapy in hypochondroplasia. Acta Paediat. Scand. 79: 796-803, 1990
  • 7. Mullis PE, et al. Growth characteristics and response to growth hormone therapy in patients with hypochondroplasia: genetic linkage of the insulin-like growth factor I gene at chromosome 12q23 to the disease in a subgroup of these patients. Clin Endocrinol (Oxf). 1991 Apr;34(4):265-74
  • 8. Bridges NA, Brook CG. Progress report: growth hormone in skeletal dysplasia. Horm Res. 1994;42(4-5):231-4
  • 9. Tanaka N, et al. The comparison of the effects of short-term growth hormone treatment in patients with achondroplasia and with hypochondroplasia. Endocr J. 2003 Feb;50(1):69-75.
  • 10. Pinto G, et al. Efficacy and safety of growth hormone in the treatment of children with hypochondroplasia (HCH): comparison with a historical cohort of untreated children with HCH. Hormone Res Paediatr. 2012;78:193

 

Saiba mais sobre:

PARTILHAR: