Reunião do Ministério da Saúde e SNS com Participação ANDO

...

Decorreu no Hospital Pediátrico de Coimbra a reunião de trabalho com diversas entidades representantes de pessoas com doença, uma iniciativa comemorativa do 44º aniversário do SNS.

No passado dia 16 de setembro, decorreu no auditório do Hospital Pediátrico de Coimbra uma reunião promovida pelo Ministério da Saúde e pelo SNS, para a qual foram convidadas as diversas associações de doentes, entre as quais a ANDO, que também se fez representar por João Gonçalo Gonçalves, associado da ANDO e médico de saúde pública.

O Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Dr. José Manuel Silva, abriu a reunião dando as boas-vindas aos presentes. Tomou depois a palavra o Ministro da Saúde, Dr. Manuel Pizarro, que explicou o âmbito da reunião, pedindo aos representantes das diversas associações que, em curtas intervenções, manifestassem as suas preocupações e dificuldades enquanto utentes do Serviço Nacional de Saúde. Para além do Ministro, compunham a mesa do auditório os Secretários de Estado, Dr. Ricardo Mestre e Dr.ª Margarida Tavares, e o Diretor Executivo do SNS, Dr. Fernando Araújo.

Durante a reunião, que se estendeu por cerca de cinco horas, Manuel Pizarro manifestou perante os mais de 120 participantes, a "profunda convicção de que a participação dos cidadãos e, desde logo, dos cidadãos que vivem com doença, no Serviço Nacional de Saúde, é um elemento absolutamente essencial, (...) são eles que nos permitem ter uma informação mais exata, que vai para além da frieza dos números."

As dezenas de associações presentes tomaram a palavra, levantando questões sobre temas por vezes comuns e outros mais específicos relacionados com cada tipologia de doença

Por parte da ANDO, foi abordada a questão das barreiras arquitetónicas (recorrendo a exemplos de balcões, casas de banho, portas ou escadas/elevadores inadequados) com que se deparam frequentemente pessoas com displasia óssea, apelando a uma maior atenção perante a necessidade de edifícios e equipamentos a que todos possam aceder com dignidade, independentemente da sua limitação.

Após todas as associações de doentes se manifestarem, o Ministro da Saúde agradeceu a sua presença e garantiu ter tomado nota das intervenções. Entre os temas mais destacados, apontou as Juntas Médicas (listas de espera e necessidade de revisão das tabelas de incapacidade) e o acesso aos medicamentos como maiores preocupações e de intervenção prioritária.

 

Texto:
João Gonçalo Gonçalves
Associado da ANDO

PARTILHAR: