A Bolsa ANDO 2023 Pelos Alunos Pedro Cohen Monteiro e Catarina Carvalho

Os alunos de medicina Catarina Carvalho (ICBAS - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar) e Pedro Cohen Monteiro (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa) foram selecionados para a Bolsa ANDO 2023, um estágio intensivo de 2 semanas, que decorreu no TRS National Resource Center for Rare Disorders, um centro clínico do Hospital Sunnaas que está localizado em Nesodden (muito perto de Oslo, Noruega), entre os dias 21 de agosto e 1 de setembro do presente ano.

Bolsa ANDO 2023

Nesta edição, a coordenação da Bolsa ANDO esteve a cargo da Dra. Lena Lande Wekre, M.D., Ph.D., consultora Sénior no TRS que trabalha na equipa de displasias ósseas e fez o seu Doutoramento em adultos com osteogénese imperfeita.

bolsa ando 2023
Bolsa ANDO 2023

Na foto, da esquerda para a direita: Pedro Cohen Monteiro, Dra. Lena Lande Wekre e Catarina Carvalho.

 

É com alegria que partilhamos as palavras do Pedro e da Catarina após concluirem o estágio:

Foi fantástico ter o privilégio de receber a Bolsa ANDO 2023! Pude viver quase duas semanas num contexto diferente daquele a que estou habituado, num país com um sistema de saúde diferente e com uma população distinta. Ao longo deste período, aprendi sobre várias patologias que me eram totalmente desconhecidas e sobre a forma como as mesmas afetam a vida dos respetivos doentes, sempre com uma abordagem holística e multidisciplinar às suas necessidades. A abordagem a um doente com uma doença rara é feita olhando para o doente como um todo e atendendo, não só às necessidades clínicas, como às dificuldades que irá enfrentar durante a vida.

Por esta razão, o trabalho conjunto entre diferentes centros hospitalares, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, entre outros, permite dar ao doente a melhor qualidade de vida possível. Esta visão ajudou-me também a mim a desenvolver um espírito de equipa e solidariedade fundamentais, e a perceber que o médico é uma peça num puzzle que é bem maior do que ele próprio.

Poder aliar tudo isto à calorosa forma com que fomos recebidos na Noruega e ainda ter a possibilidade de visitar a bonita cidade de Oslo, fizeram destas semanas uma experiência inesquecível! Muito obrigado por tudo!

Pedro Cohen Monteiro

Nestas duas semanas de estágio fomos acolhidos pela equipa do centro TRS e, guiados pela Dra Lena Lande Wekre, tivemos a possibilidade de contactar com diferentes especialidades, nomeadamente, Endocrinologia, Ortopedia e Medicina da Reabilitação, bem como múltiplas condições ósseas, entre elas a Osteogénese Imperfeita, Acondroplasia e Fibrodisplasia. Seguimos uma abordagem multidisciplinar e pudemos constatar como os diferentes profissionais de saúde articulavam a sua experiência e conhecimento com vista ao objetivo comum de auxiliar os doentes, através da investigação e partilha de informação.

O estágio estava muito bem organizado e todos os dias pudemos ver coisas diferentes, desde o laboratório de robótica ao de espasticidade, assistindo a cirurgias de ortopedia pediátrica e até visitar a casa adaptada de um casal com diferentes condições ósseas.

Foi uma experiência muito positiva e estou muito grata por esta oportunidade, todos fizeram com que nos sentíssemos em casa e tive a possibilidade de questionar e aprender muito sobre áreas com que ainda não tinha tido muito contacto, sem descurar a componente de lazer e de crescimento pessoal.

Catarina Carvalho

A ANDO agradece o empenho dos dois alunos selecionados para a edição 2023 da Bolsa ANDO, deseja imenso sucesso para os seus projetos e espera que tragam novo conhecimento para a área das displasias ósseas em Portugal.

Deixamos também um agradecimento especial à Dra. Lena Lande Wekre pela coordenação do estágio, dedicação aos alunos e hospitalidade. Bem como a todos os profissionais do TRS, por terem aceite o nosso desafio de receber os alunos, acompanhando-os com proximidade e partilhando o seu conhecimento e as suas experiências.

PARTILHAR: