Dia Mundial do Sono - 19 março 2021

Hoje, 19 de março de 2021, é o Dia Mundial do Sono e a Inês Alves da ANDO Portugal esteve à conversa com a Prof. Emília Monteiro, investigadora no iNOVA4Health, sobre os efeitos ocultos na saúde que a falta de sono pode provocar, abordando temas como a hipertensão e a apneia obstrutiva do sono na acondroplasia.

 

Assista ao vídeo:

 

A hipertensão que resulta da síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), é a causa mais relevante de hipertensão resistente aos fármacos disponíveis e está associada a características anatómicas das pessoas e à obesidade, dificultando o seu tratamento. A SAOS caracteriza-se por muitas (mais de 15 por hora) interrupções muito curtas na respiração, seguidas de hiperoxigenação para compensar.

A hipoplasia do terço médio da face, juntamente com a hipertrofia das adenóides e amígdalas (características clínicas comuns na acondroplasia), podem levar ao desenvolvimento de SAOS1, que provoca uma redução considerável e repetitiva do fluxo de ar, durante o sono.

Leia sobre esta investigação, que se foca na intervenção precoce para prevenir lesões irreversíveis. aqui.

Conheça a investigação que está a ser desenvolvida nesta e noutras áreas ligadas às doenças crónicas no Laboratório de Emília Monteiro e Sofia Pereira - Translational Pharmacology do CEDOC - Centro de Estudos de Doenças Crónicas.

 

Fonte:
CEDOC

Referências:

  1. American Academy of Sleep Medicine, International classification of sleep disorders, revised: Diagnostic and coding manual. 2001: American Academy of Sleep Medicine. Available from: http://www.esst.org/adds/ICSD.pdf.
PARTILHAR: