Deficiência, Nanismo e Mercado de Trabalho

"Deficiência, Nanismo e Mercado de Trabalho – Dinâmicas de Inclusão e Exclusão" é o título do primeiro livro de Raul Tomé, Sociólogo e ex-cronista do Jornal de Negócios.

"Tendo presente que o corpo pode apresentar desvantagens relativamente à estética, à dinâmica e à performance exigida e/ou expectável, o presente livro focar-se-á na deficiência específica do nanismo, indivíduos sobre os quais quase nada se sabe dada a sua invisibilidade social, o seu reduzido número em Portugal e a escassez de estudos sobre tal população.

A temática em apreço assume especial importância numa época em que é aclamado o direito à igualdade e se produz vasta legislação antidiscriminatória, bem como a implementação de políticas públicas que preveem diversificados incentivos financeiros à contratação destes indivíduos. A ineficácia que a legislação tem evidenciado ao longo do tempo, conduz à necessidade de se procurarem as causas desse fato e de examinar a existência de alguma relação entre tal ineficácia e o desconhecimento que os atores sociais dela possam ter."

Raul Tomé

Nota: Este é um livro de elevado valor e publicação de enorme interesse, não obstante a ANDO não se revê no termo "nanismo", que levanta questões históricas de discriminação social e se relaciona com outras palavras commumente usadas com sentido pejorativo. A ANDO usa a terminologia "displasia óssea" para referir condições ósseas raras de origem genética, com baixa estatura. Reconhecendo valor na pessoa, as expressões que aconselhamos são "pessoa com displasia óssea" e "pessoa com baixa estatura".

 

Exemplares disponíveis

Preço: €10. Os direitos de autor revertem integralmente para a ANDO. Para solicitar um exemplar, preencha o formulário abaixo e envie comprovativo da transferência.

IBAN: PT50 0045 6203 402885375 15 41 (Crédito Agrícola)
SWIFT: CCCMPTPL
Por favor envie-nos o comprovativo para [email protected]

PARTILHAR: