Apoio psicológico e emocional

No seu percurso de vida, as pessoas com displasia óssea (D.O.) e as suas famílias podem deparar-se com desafios que as levem a procurar apoio psicológico e emocional. As equipas multidisciplinares que as acompanham devem facilitar o acesso a esse tipo de apoio, sempre que o mesmo seja necessário e desejado.

Em Portugal, existem serviços de acompanhamento psicológico de referência, especializados, e com preços que podem ser ajustados à capacidade económica de quem os procura. Estão disponíveis nas faculdades de Psicologia das universidades portuguesas e são coordenados por especialistas credenciados e com vasta experiência clínica em múltiplas áreas de intervenção.

Se sente necessidade de ter acompanhamento psicológico e emocional, se procura apoio para a sua família e para o seu filho, ou se precisa de referenciar alguém para este tipo de resposta, pode começar por contactar os serviços que se seguem (a lista não é exaustiva e permanece em actualização):


MINHO

Universidade do Minho – Escola de Psicologia

A Unidade de Psicologia Clínica e da Saúde (UPCS) integra a Consulta de Adultos e a Consulta de Crianças e Adolescentes e presta serviços de acompanhamento, psicoterapia e consulta psicológica individual, conjugal, familiar e de grupo. Os serviços prestados têm como destinatários populações diversificadas, como crianças e adolescentes, jovens adultos, adultos e idosos, incluindo avaliações e intervenções especializadas em problemáticas e dificuldades de natureza pessoal e interpessoal.
Localização: Campus de Gualtar, 4710-057 Braga
Telefone: 253 604 245 / 253 604 681
E-mail: servpsi@psi.uminho.pt
Horário: 9h às 13h | 14h às 18h

PORTO

Universidade do Porto – Faculdade de Psicologia

O Serviço de Consulta Psicológica (SCP) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação dispõe de uma equipa de profissionais que desenvolve a sua actividade no âmbito de diferentes modalidades de intervenção nomeadamente consulta psicológica individual, de casal, familiar, de grupo, consultadoria e intervenção comunitária em geral, incluindo parcerias e protocolos com instituições.
Responsável pelo Serviço: Prof. Doutora Maria Emília Costa
Referência na área de intervenção pediátrica nas doenças crónicas: Prof.
Doutora Marina Guerra
Marcações:
• de 2ª a 5ª feira: 8h00 – 19h30
• 6ª feira: 8h00 – 13h00, 14h30 – 19h30
• Sábado: 9h00 – 13h00
E-mail: secretariado_consultas fpce.up.pt
Telefone: 22 040 06 00 | 22 042 89 22
Sala: FPCE160
Morada: Rua Alfredo Allen, 4200-135, Porto

COIMBRA

Universidade de Coimbra – Faculdade de Psicologia e de Ciências da
Educação

O Centro de Prestação de Serviços à Comunidade disponibiliza consultas de Psicologia nas áreas da avaliação psicológica, psicoterapia individual e de grupo, terapia familiar e de casal, e acompanhamento de dificuldades escolares e psicológicas de crianças e adolescentes.
Directora: Prof. Doutora Isabel Maria Marques Alberto
Responsável: Mestre Maria de Lurdes Mateus
Horário de Atendimento
2ª a 6ªfª – 09.00h – 12.00h
2ª, 5ª e 6ªf – 14.30h – 16.30h
Marcação de consultas: 2ª a 6ªfª – 09.00h-12.00h
Funciona na sala 5.6, 2º piso da FPCE-UC
Tabela de preços
Pessoas com limitados recursos económicos poderão usufruir de uma taxa reduzida no preço da consulta.

LISBOA

Universidade de Lisboa – Faculdade de Psicologia

O Serviço à Comunidade da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa presta serviços especializados no âmbito da avaliação psicológica, intervenção psicoterapêutica (consulta individual, de casal ou familiar), intervenção clínica no âmbito da psicologia da saúde (consulta de psicologia pediátrica e consulta de sexologia clínica), acompanhamento e intervenção em situações de adopção, intervenção e aconselhamento vocacional, neuropsicologia clínica cognitiva e aconselhamento e gestão da carreira. O secretariado deste serviço funciona todos os dias úteis entre as 14:30h e as 18:30h. Existem preços muito reduzidos para utentes com baixos recursos económicos.
Telefone: 217 943 904
E-mail: scomunidade@psicologia.ulisboa.pt
Coordenação: Doutora Rosário Lima
Secretariado técnico: Dr. Jorge Agostinho & Dr.ª Catarina Fernandes
Existe ainda outro serviço de atendimento à comunidade, gratuito, realizado por estudantes na fase avançada do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde e supervisionado por professores da faculdade, com ampla experiência na prática clínica e na supervisão de outros psicólogos. As marcações podem ser feitas às 2ªs, entre as 16h00 e as 18h00, e às 5ªs, entre as 11h00 e as 13h00.
Telefone: 217 943 631

Instituto Superior de Psicologia Aplicada

Os serviços da Clínica ISPA são oferecidos por profissionais com diferentes
especializações, no âmbito da Avaliação Psicológica, Aconselhamento Parental, Orientação Vocacional, Psicoterapia Individual (Criança, Adolescente, Adulto), Psicologia do Desporto e Performance, Terapia de Casal e Terapia Familiar, Terapia de Grupo, Psiquiatria, Consulta de Comportamentos e Dependências
Online, Gabinete Forense, Consulta do Luto.
Horário de Atendimento
2ª a 6ª – 8:00h às 21:00h
Sábados – 10:00h às 15:00h
Marcação/Informações
2ª a 6ª – 11:00h às 13:00h e das 14:30h às 19:00h
Tel: 218 811 710 Email: clinica@ispa.pt
Morada: Rua Jardim do Tabaco, 74, 2º, 1149-041 Lisboa

ALGARVE

Universidade do Algarve – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

O Serviço de Psicologia da Universidade do Algarve (SP) é uma estrutura de
avaliação, intervenção e investigação, com a finalidade de prestar serviços à comunidade, também no âmbito da Psicologia Clínica e da Saúde.
Contactos:
E-mail: spclinica@ualg.pt
Coordenador: Dr. Luís Janeiro
Telefone: 289 800 914
Localização: Campus de Gambelas, Edifício 1, sala 0.32

Poderá também aceder a documentos de apoio, tais como a série “Vamos Falar?”, escrita por Lia Silva, aqui.

Informações recolhidas por Lia Silva, psicóloga clínica e sócia fundadora da ANDO Portugal.