ANDO Madeira

Para a ANDO Portugal é fulcral dinamizar ações e projetos e apoiar com proximidade as pessoas com displasias ósseas e família. Perante esta necessidade, a Direção deliberou que Cláudia Ramos Aguiar como  a representante da ANDO Portugal na Região Autónoma da Madeira. Desta forma, a ANDO poderá levar a cabo ações de proximidade e desenvolver projectos de âmbito local em parceria com outras associações com sede na região.

A Delegação da ANDO Madeira é assim possível pelo apoio incansável da Claúdia Aguiar, fisioterapeuta, sócia da ANDO e desde Março 2020, tesoureira da Direção, que tem trabalhado na dinamização de iniciativas para pessoas com displasias ósseas na Madeira e representado a ANDO em apresentações públicas em eventos científicos, para  sensibilização de profissionais de saúde e educação sobre esta temática.

 

Objetivos

Pretende-se intensificar o contacto e sensibilização dos profissionais no sentido de unir esforços com unidades de saúde, sociais, educacionais, associativas e outras. Com este trabalho, a ANDO quer progressivamente travar a invisibilidade das pessoas com displasias ósseas na ilha, e aumentar a capacitação e literacia para a saúde dos indivíduos perante as potencialidades em aumentar a sua qualidade de vida. A raridade das doenças e o desconhecimento da sociedade e dos profissionais de saúde relativamente às displasias ósseas, bem como, a inexistência de um registo nacional unificador, dedicado às doenças raras e displasias ósseas, continuam a contribuir para a incompreensão e exclusão social das pessoas que apresentam estas condições genéticas. Esse é um dos pilares que a ANDO pretende combater quer a nível nacional, assim como a nível regional devido às condicionantes geográficas promoverem ainda mais o isolamento.


Representações e ações na ANDO Madeira

Outubro 2019 - VIII Colóquio "Olhares sobre o Envelhecimento", organizado pela UMA. Foi abordada a temática do Envelhecer com uma Displasia Óssea - a Acondroplasia.

Novembro 2019 - II Encontro dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT-RAM) - apresentação de um  poster sobre o Papel da Fisioterapia nas Displasias Ósseas.

Março 2020 - Notícia na revista Saber Madeira - artigo sobre a representação da ANDO na RMA.

Abril 2020 - Foram atualizados os compromissos assumidos e realizou-se parcerias com outras Associações/agentes na área da saúde e inclusão, para que a partir de dinâmicas de natureza interdisciplinar, e de um exercício participativo se possa englobar e chegar ao maior número de pessoas.

Setembro 2020 - Entrevista por Márcia Cília, para por programa "Vida Saudável" da Antena 1 Madeira, dedicado à ANDO. Entrevista disponível aqui, na RTP Play

Estúdios RDP Madeira - Programa "Vida Saudável" Antena 1 Madeira, dedicado à ANDO
Da esquerda para a direita: Cláudia Ramos Aguiar, Inês Alves, Clara Sim-Sim e Márcia Cília

PARTILHAR: